Voltando no tempo na histórica e fofíssima Toledo #Espanha

toledo-rua-11

Toledo, cidade medieval no interior da Espanha

Se você está na Espanha e já ouviu falar da cidadezinha medieval de Toledo e está naquela dúvida danada se deve ir pra lá conhecer ou não, eu já adianto que sim, você deve.

Primeiro que, saindo de Madri é bem pertinho, e para conhecer as atrações principais não será necessários mais do que um dia para isso, dá pra fazer um bate-volta tranquilamente. Indo de trem é mais rápido, mas não sei porque, nós fomos de ônibus. Pra isso, deve-se ir até a estação de ônibus de Plaza Elíptica. Lá existe uma empresa chamada Alsa que possui ônibus que saem a cada meia hora. A viagem demora cerca de 1h30.

Chegando na estação de Toledo, adquira o mapa da cidade em qualquer ponto de informações turísticas, pois ele será de extrema utilidade. Em Toledo você não vai precisar usar carro pra conhecer as coisas, a cidade é bem pequena e as coisas interessantes são perto, além do mais é muito gostoso passear pelas ruazinhas tortas e pequenas que fazem com que você – literalmente – volte no tempo.

Não precisa necessariamente gostar de história para amar Toledo. Mas se existir esse interesse, o passeio será mais que um prato cheio, vai ser um buffet livre daqueles dos melhores. Tem bastante coisa pra ver, aquela coisa típica de Europa: igreja, mosteiro, pontes… mas é tudo tão fofo, tão conservado, tão tão legal.

armaduras-toledo

Existem várias lojas de armaduras e espadas espalhadas na cidade.

Uma das coisas que eu achei muito legal é ver várias e várias lojas vendendo essas armaduras medievais. Enquanto olhava nas vitrines, lá dentro dava pra ver elas sendo moldadas (ou produzidas, não sei como que fala hehehe). E também tinham as espadas. Bom, se quiser, dá pra comprar né? Mas pensa a trabalheira que deve dar levar isso aí embora haha.

catedral-de-toledo-02

Catedral de Toledo: passeio obrigatório

Mesmo que você não aguente mais ver as inúmeras igrejas pela Europa, eu acho que essa foi uma das mais bonitas que eu vi. A riqueza de detalhes é impressionante, a grandeza, o teto super alto.. não sei explicar. Achei muito bonito mesmo.

Lá dentro, existe essa pintura no teto, tipo dentro de uma cúpula no teto.. não sei nem explicar, muito, muito impressionante mesmo. Tentei tirar várias fotos na tentativa de demonstrar a beleza da pintura mas não consegui hahaha. A luminosidade entra pela janela e ilumina apenas parte da pintura, criando uma espécie de contra-luz com umas esculturas que tem logo abaixo, e quando você olha pra cima, as pessoas da escultura estão te olhando de volta. É bizarro, assustador, lindo, impressionante. Tudo ao mesmo tempo.

Monasterio-de-San-Juan-de-los-Reyes-04

Monastério San Juan de Los Reyes: arquitetura incrível

O Monastério San Juan de Los Reyes é uma obra arquitetônica colossal. É imenso e tão rico em detalhes que olha.. galera teve bastante paciência pra construir aquilo ali heim. Não consigo nem imaginar como faz.

Hoje em dia ele funciona como uma igreja. Construído sob domínio dos reis católicos é uma das mais valiosas amostras do estilo gótico na Europa. São muitos detalhes pra fotografar, e principalmente pra prestar atenção.

Museo Del Greco: neste museu, você pode conhecer mais sobre a vida e obra do pintor El Greco e sua visita é conjugada junto com um outro museu sobre os judeus que moravam em Toledo. Tem um jardinzão bonito no interior dele, não sei, dizem que ele morou lá. Eu acho que pra quem gosta de arte, vale a pena sim!

Puente-de-San-Martín-Toledo-01

Ponte San Martín: um dos cartões postais da cidade

Ponte San Martín: Essa ponte foi construída no século XIV, e além de ligar um pedaço da cidade ao outro, também tinha essas torres enormes para proteger de invasões inimigas. Sua estrutura é realmente impressionante e está super bem conservada. Não deixe de ver, é muito legal e tem uma bela vista dos arredores da cidade.

Até esse momento, o dia estava lindo e quente. De repente o tempo começou a fechar, ficou tudo cinza e uma chuvinha começou a aparecer. Tivemos que correr para procurar um abrigo e terminar de conhecer a cidade embaixo de chuva hehehe. Acontece.

museo-visigodo-toledo-01

No Museo de los Concilios e la Cultura Visigoda, você pode descobrir um pouco mais sobre a cultura visigoda. Como tudo por lá, sempre naquele climão medieval, num prédio histórico. É bem interessante.

Em Toledo, tem um doce famoso, o Mazapan. Tem pra vender em tudo o que é canto e é bem típico da região. Por motivos de: probreza, não comprei para experimentar e me arrependo disso amargamente até hoje, sério! São tantas coisas apetitosas e cheirosas pelo caminho, que se possível, um dia eu volto só pra comer todas hahaha.

portal-Toledo

Puerta de Bisagra

Puerta de Bisagra: Esse portal é muito bonito. É um dos portais de entrada da cidade. Tem que ir lá tirar foto! Ele foi construído durante a ocupação muçulmana de Toledo, depois a cidade foi retomada pelos cristãos e uma nova fachada foi colocada por cima da fachada árabe. Você consegue identificar a mistura de ambas arquiteturas. É muito, muito bonito mesmo.

Dá vontade de sair fotografando a cidade inteira. Todo canto tem um canto que inspira. Eu acho que passar uma noite em Toledo deve ser muito legal, passear a noite pela cidade medieval deve ser um programa e tanto. Nós fomos embora quando começou a anoitecer.

E deu certo? Sim, deu. Toledo é uma cidade imperdível, mesmo que seus dias pela Espanha sejam contados, vale o esforço de fazer um bate-volta e ir conhecer. Eu adorei a visita. Tem muito mais coisa pra fazer e muitos outros lugares pra visitar, basta pegar o mapa e sair explorando. Acho que dois dias são o suficiente para conhecer e aproveitar bem a cidade de ponta a ponta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s